Veja Como Reduzir Pressão Alta com 5 Dicas Simples (HIPERTENSÃO)

Publicado por ComoFazerDieta em

Você pode controlar sua pressão arterial sem medicação, adotar hábitos como atividade física 5 vezes por semana, perder peso e reduzir o sal na dieta. Essas atitudes são essenciais para evitar que o pré-hipertenso se torne hipertenso, se a pressão arterial estiver abaixo de 16×10

Se você já iniciou o uso de medicamentos, não deve interromper sem conhecimento médico, no entanto, essas mudanças no estilo de vida também são muito importantes para o tratamento, a fim de conseguir gerenciar o estresse adequadamente e até reduzir a dosagem da medicação.

1. Praticar Exercícios

Pelo menos 30 minutos a 1 hora de atividade física por dia, 5 vezes por semana, é essencial para ajudar a controlar a pressão arterial em 7 a 10 mmHg, o que pode ajudar a evitar ou reduzir a dose de medicamentos no futuro.

Isso acontece porque o exercício melhora a circulação sanguínea nos vasos sanguíneos e ajuda o coração a funcionar corretamente, além de ajudar a controlar os níveis de hormônios que aumentam o estresse, como adrenalina e cortisol.

Algumas boas opções são caminhar, correr, andar de bicicleta, nadar ou dançar. Idealmente, você também deve combinar exercícios anaeróbicos com algum peso, duas vezes por semana.

2. Pare de fumar

Fumar faz mal para qualquer um, seja hipertenso ou não. Fumar cigarro pode causar obstrução das artérias do corpo. De uma forma simples e clara, o ato de fumar aumenta a coagulação do sangue e está ligado ao desenvolvimento de placas de gordura e à sua desestabilização, facilitando a formação de trombos que entopem as artérias.

O cigarro não só aumenta a pressão arterial, como em alguns casos pode até anular o efeito de alguns medicamentos.

3. Alimentos Ricos em Potássio

Os alimentos servidos hoje em dia aumentou o consumo de sódio de muitas pessoas, ainda mais quando não se tem uma dieta equilibrada.

O potássio ajuda na eliminação do sódio em excesso do organismo, o que por sua vez auxilia na diminuição da pressão arterial.

Dessa forma, pode ser ter uma dieta equilibrada rica em potássio e com alimentos frescos e integrais, evitando industrializados.

Confira os alimentos ricos em potássio que você pode comer no seu dia a dia:

  • Banana;
  • Abacate;
  • Abóbora;
  • Beterraba;
  • Laticínios, como leite e iogurte;
  • Nozes e sementes;
  • Feijões

4. Reduzir o consumo de sal

A Organização Mundial da Saúde recomenda um consumo máximo de 2g de sódio por pessoa ao dia, o que equivale a 5g de sal (vale lembrar que 40% do sal é composto de sódio), mas os brasileiros atualmente consomem mais do que o dobro desta quantidade.

O problema disso? É que justamente o sal por ser rico em sódio, acaba aumentando a retenção de líquido e a pressão arterial.

Uma forma de reduzir o consumo diário de sódio é trocar o sal utilizado na cozinha por temperos naturais, como alho, salsinha, manjericão e outras ervas da sua preferência.

Também é importante evitar o consumo de alimentos industrializados, principalmente congelados, embutidos, enlatados e os temperos prontos, que contêm muito sódio em sua composição. Em média, 70% do sódio que consumimos vem desses alimentos.

5. Controle o Peso

O excesso de peso está ligado ao aumento da pressão arterial, porque o ganho de peso exige que o coração trabalhe mais para bombear o sangue.

Como resultado, o músculo cardíaco fica sobrecarregado e mais propenso a lesões, o que pode levar a um ataque cardíaco.

Além disso, a obesidade, e mais especificamente a gordura da barriga, favorece o aumento da insulina no sangue e a retenção de sódio nos rins, levando a um maior aumento do estresse.

Para saber se você está acima do peso, você pode calcular seu IMC (Índice de Massa Corporal) que corresponde ao seu peso dividido pela sua altura ao quadrado.

Você também vai gostar:

Gostou das dicas para abaixar pressão arterial?
Comente abaixo!


0 comentário

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

5 Compart.
Compartilhar
Twittar
Pin5